02 de Outubro de 2018
Incentivo à produção sustentável por meio do Projeto RADIS – UFV
O Projeto RADIS-UFV busca incentivar modelos de produção sustentáveis aos agricultores dos assentamentos contemplados pelo projeto. Durante as visitas dos técnicos em campo, estes repassarão informações para que os agricultores familiares conheçam e reflitam sobre o desenvolvimento econômico compatível com preservação ambiental. Essas informações serão transmitidas por meio de diálogos diretos com os produtores rurais, como também por meio de materiais informativos produzidos pelo Projeto.
Os sistemas sustentáveis de produção agrícola são considerados como o conjunto de técnicas e práticas que visam à produção rural de forma a atender três requisitos fundamentais: ser economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo. Dessa maneira, têm-se como objetivo a produção com mínimo impacto aos recursos naturais, através do uso racional dos insumos, e do respeito à legislação ambiental e trabalhista.
O requisito ambiental surge da preocupação do esgotamento e desgaste dos recursos naturais, essenciais para a manutenção e continuidade dos meios de produção, tanto agrícolas quanto industriais. Dessa maneira, muitos estudos são produzidos atualmente buscando novos sistemas de produção agrícola sustentáveis, como exemplo o Plantio Direto na Palha (PDP), a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), a Produção Integrada de Frutas (PIF), os Sistemas agroflorestais (SAFs), a Agricultura Orgânica, entre outros1.
Um dos principais sistemas de agricultura sustentável defendidos hoje em dia são as Agroflorestas. Com elas, em uma mesma área, é possível estabelecer associação entre espécies de importância econômica, frutíferas e hortaliças, e árvores nativas. Essa união de vegetação leva a um equilíbrio biológico que promove o controle de pragas e doenças. Os sistemas agroflorestais (SAFs) são associações de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas2.
A partir das informações colhidas nos diagnósticos do Projeto RADIS-UFV e nas pesquisas acadêmicas realizadas a partir destas informações , busca-se soluções para os agricultores familiares nos diversos estados do país. Desse modo, planeja-se o fortalecimento da cultura de preservação e/ou conservação ambiental, enfatizando o modelo agroecológico para produção e desenvolvimento dos assentamentos.
Referências:
1- http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=20606&secao=Colunas%20Assinadas