GEORREFERENCIAMENTO
USO DE VANTs
Pela primeira vez, um drone foi utilizado em atividades de campo em assentamento da reforma agrária em Alagoas. O projeto-piloto iniciou pelo assentamento Junco, localizado no município de Maragogi, com o aerolevantamento cartográfico.
O objetivo do mapeamento aéreo do assentamento é fornecer dados importantes para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o georreferenciamento dos lotes do assentamento. O método conferirá agilidade e economia de recursos, pois a execução é mais rápida, se comparada ao método tradicional, com a ida de técnicos a campo munidos de GPS.
METODOLOGIA
As atividades de escritório que precederam as atividades de campo objetivaram o planejamento dos locais de implantação de pontos de controle (15 unidades) e pontos de verificação (23 unidades), distribuídos estrategicamente dentro do perímetro do assentamento (Figura 1) e o planejamento do voo (Figura 2), que contou com as especificações técnicas:
– GSD: 5 cm (resolução espacial prevista)
– Sobreposições: frontal 75% / lateral 65%
– Número de voos: 6 (registro dos voos no portal SARPAS/DECEA)
Foram captadas quase duas mil imagens aéreas do assentamento Junco, com alto nível de resolução. Dentre os dados que foram gerados, com elevada precisão técnica, estão os limites dos lotes, as áreas de reserva legal e os recursos hídricos do local.
Os técnicos da UFV apresentaram, em de 3 de dezembro, os resultados preliminares na sede do Incra em Maceió (AL).
As principais inconsistências encontradas nos arquivos recebidos do INCRA, tendo como base o ortomosaico gerado com imagens aéreas obtidas com drone, são:
DIFERENCIAL
A certificação dos lotes, criada pela Lei 10.267/01, corresponde à elaboração de planta georreferenciada do imóvel. Para elaboração destas plantas, está sendo proposta neste projeto uma solução moderna, que permitirá a realização de levantamentos em curto espaço de tempo e, que proporcionará um produto inovador para a certificação.
O método confere agilidade e economia de recursos, pois a execução é mais rápida, se comparada ao método tradicional, com a ida de técnicos a campo munidos de GPS, e estação total. A partir dos drones, são captadas imagens de alta resolução, que possibilitam a geração de dados com elevada precisão técnica (limites dos lotes, as áreas de reserva legal e os recursos hídricos do local) que permitem o georreferenciamento dos lotes dos assentamentos.